terça-feira, 14 de abril de 2015

Será que é desta? - Lei do Álcool

Hoje, uma das primeiras notícias do dia é esta:



Utilizando as palavras de Manuel Cardoso subdirector do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD): “Não podemos passar a mensagem errada, de que existe um álcool melhor do que outro.”

Todo o álcool é processado da mesma forma no organismo. A diferença entre as bebidas fermentadas e as bebidas destiladas, e a graduação de álcool - normalmente as bebidas fermentadas têm menos álcool que as bebidas destiladas em gr/litro. 
A verdade é que não existe em Portugal controlo sobre as quantidades vendidas. Assim, um jovem de 16 anos pode beber quantas cervejas quiser, atingido níveis de alcoolemia que podem causar a morte (e já não estamos a referir outros problemas associados a estes consumos). 
Portanto, a lei que neste momento está em vigor em Portugal acaba por ser obsoleta. Os jovens acabam por ingerir tanto ou mais álcool com cerveja (e lembrem-se das sommersby e assim) e vinho do que bebendo outras bebidas destiladas. 
Saiba mais sobre esta medida em: http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/governo_vai_proibir_todo_o_tipo_de_alcool_a_menores_de_18.html 

Sabemos que esta será uma importante medida de Promoção da Saúde em Portugal, e que acompanhada de um reforço das competências sociais e emocionais dos nossos jovens vai ter resultados positivos nos seus estilos de vida.



Apoiamos!!

Sem comentários: